Português Inglês

Página Inicial

Eu sempre sonhei em ter um computador que fosse tão fácil de utilizar quanto um telefone. Meu sonho se realizou. Eu não sei mais como utilizar meu telefone

Bjarne Stroustrup (Cientista da computação e professor catedrático na universidade Texas A&M, nasceu em 1950)

Mover para esquerda Mover para direita

a oftalmologia e a gestão da carreira profissional

A OFTALMOLOGIA E A GESTÃO DA CARREIRA PROFISSIONAL

Márcia Campiolo

A SBAO-Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia, neste ano, completou 14 anos. Foram anos de conquistas, crescimento e amadurecimento, onde a Oftalmologia Brasileira, teve ao seu lado, uma entidade preocupada em proporcionar a médicos, administradores e colaboradores da área médica oftalmológica, o suporte necessário, para auxiliá-los no árduo caminho da profissionalização da gestão das clínicas, consultórios e hospitais.
Neste último Congresso Internacional de Administração em Oftalmologia, que aconteceu em Natal (RN), no mês de maio/2010, perto de 400 profissionais em busca de conhecimentos de Administração na área da Saúde, estiveram diariamente presentes nas salas de aula da SBAO, durante os três dias de congresso. A necessidade premente de conhecimentos na área de Gestão Medica, tem sido cada vez mais sentida por oftalmologistas de todo o mundo. De uma forma geral, atualmente, os profissionais médicos, de qualquer especialidade, precisam destes conhecimentos, mas, a oftalmologia especificamente, em função das características da especialidade, com certeza, precisa ter um olhar ainda mais atendo sobre esta questão.
Nesta área da medicina, a elevada e acelerada produção de conhecimento, assim como de ferramentas científicas e tecnológicas, faz com que o profissional médico precise, para crescer na profissão, realizar elevados e constantes investimentos em conhecimento, tecnologia, estrutura de atendimento e em Recursos Humanos para auxiliá-lo em diversos processos dentro de seu trabalho.
Gerir eficientemente a carreira, é uma equação, que, para levar o medico ao caminho do sucesso, serão certamente necessários, conhecimentos administrativos.
É importante lembrar, que no caso de grandes estruturas de atendimento em Oftalmologia, onde o médico, possa contar com administradores profissionais, mesmo nestes casos, ele, continua sendo o líder maior do empreendimento e precisa de conhecimentos administrativos, para poder acompanhar, participar, atuar e definir seus objetivos, estratégias e rumos.
Nas pequenas estruturas, a necessidade do preparo administrativo do médico, fica ainda mais evidente, uma vez que, ele deverá assumir o papel de empreendedor e gestor de sua clínica ou consultório.
A formação médica no Brasil, tem tido a preocupação centrada no conhecimento médico, mas quando um recém formado chega ao mercado, para dar o início a sua carreira profissional, se depara com inúmeras circunstâncias, para as quais, frequentemente não está preparado. Entre estes novos desafios, podemos destacar: a escolha da localidade de trabalho, montagem de estrutura de atendimento, compra de equipamentos e materiais, contratação de auxiliares, controle de contas a pagar e receber, exigências sanitárias e de segurança, além de muitas outras. São também necessários, conhecimentos, pelo menos básicos na área jurídica, contábil e tributária.
Tal carência de preparo, não é privilégio exclusivo dos médicos recém formados. Observa-se frequentemente no mercado, profissionais que já se encontram em atuação há muito tempo, manifestarem também, sua grande dificuldade nesta área.
É dentro deste contexto, onde o preparo do médico para gerir sua carreira, tornou-se uma condição de enorme importância, para uma melhor chance de sucesso profissional, que a SBAO está inserida, ao lado da Oftalmologia Brasileira, procurando proporcionar cursos, palestras e outras atividades educativas, que permitam aos médicos, assim como, aos seus administradores e colaboradores a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades gerenciais que devem caminhar ao lado do conhecimento médico científico, tornando os médicos oftalmologistas melhor preparados para enfrentar este mercado exigente e altamente competitivo.



Artigo publicado no NOTICIERO ALACCSA do Mês de Julho/2010
Publicado em Português e espanhol

ALACCSA - Asociacion Latinoamericana de Cirujanos de Cornea Catarata y Segmento Anterior



MÁRCIA CAMPIOLO
www.marciacampiolo.com.br


Márcia R. F. Campiolo é Psicóloga com especialização em Administração de Recursos Humanos, ex-docente universitária e atuante na área de Psicologia empresarial há mais de 26 anos, possuindo longa experiência em desenvolvimento e gestão de programas empresariais.??
Dentro de empresas desenvolveu inúmeros projetos na sua área de especialidade, além de ministrar palestras e cursos envolvendo gestão de pessoas na área empresarial.??
Desde 1996, tem se dedicado exclusivamente à Gestão Médica, fazendo uso de sua experiência na área empresarial, para adaptar e desenvolver trabalhos especializados nesta área, sendo inclusive gestora de uma clínica médica.??
Tem ministrado palestras e cursos em congressos e outros eventos na área médica, cujos temas abordam a compreensão e implementação dos processos de Gestão, excelência no atendimento a clientes, treinamento e educação continuada de equipes, programas educacionais e de relacionamento com clientes, além de outros programas que visam a
profissionalização da gestão dos consultórios, assim como do atendimento prestado nesta área.??
Presta serviços de consultoria a clínicas e hospitais, na area de atendimento ao cliente, reestruturação de ciclos de trabalho, solução de problemas administrativos, especialização e profissionalização do trabalho da equipe com a agenda médica, telefone e recepção, além de outras atuações dentro do contexto de Gestão Médica.
Atualmente é Diretora Administrativa e membro da comissão de cursos da SBAO-Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia, uma das coordenadoras da área de Gestão Médica da SOBLEC (Sociedade Brasileira de Córnea, Lentes de contato e Refratometria) , membro da ASOA- American Society of Ophthalmic Administrators
Além disso, é colunista na área de Recursos Humanos da Revista DOC – Gestão em Saúde e da Revista SBAO – Gestão em Oftalmologia, do qual é também editora.
É autora do livro: “GESTÃO DO CONSULTÓRIO MÉDICO -Desenvolvendo e administrando sistemas com elevada qualidade no atendimento ao cliente”, publicação dirigida a médicos e gestores de consultórios em geral, lançado em maio/2007, pela editora Cultura Médica, e segunda edição lançada em agosto/2009 pela Editora Cultura Médica e Guanabara Koogan.??
Em 2010 e 2011 estão programados novos lançamentos de livros da autora na área de Gestão Médica.


Todos os artigos são de autoria de Márcia Campiolo e não podem ser alterados ou republicados sem a permissão da autora.

Clickweb Agência Digital